Uma vila dividida entre o Líbano e a Síria

Você sabia que o Líbano e a Síria compartilham uma vila? Vamos falar sobre a vila de Matraba, que é dividida entre os dois países vizinhos.

Você encontrará um posto de controle comandado pelo exército libanês que separa a vila libanesa do lado sírio, junto com uma área de estacionamento próxima, onde guardas de fronteira sírios estão posicionados. A fronteira entre essas duas partes não tem muro nem cerca; há apenas um pequeno riacho que serve como linha divisória.
Essa situação de fronteira permitiu o movimento fluido entre as duas áreas, permitindo que os moradores viajassem sem esforço de um lugar para outro.

A facilidade de movimentação através da fronteira entre as duas partes de Matraba não implica que a vida aqui seja ideal. Na realidade, os moradores enfrentam desafios diários, principalmente porque a agricultura é sua principal fonte de renda. Este setor enfrenta obstáculos significativos devido às condições econômicas e políticas da região.

Embora haja troca ativa entre os dois lados, o desenvolvimento nas aldeias vizinhas permaneceu limitado e intimamente ligado às circunstâncias mais amplas em ambos os países.


Matraba se destaca como uma aldeia que faz a ponte entre o Líbano e a Síria. É um lembrete da cultura e da história que liga os dois países. Os moradores coexistem e interagem como se a fronteira não existisse, mantendo suas terras e seu modo de vida simples, apesar dos desafios que encontram.

CNPJ / CADASTUR: 28.454.563/0001-79
São Paulo - SP - Brasil

Fale com a gente

×