Conheça Abadan, a cidade “brasileira” no Irã
Você sabia que tem uma cidade “brasileira” no Irã? Abadan é uma cidade no sul do país na fronteira com o Iraque e seus habitantes acreditam que ela pertence ao Brasil.
Acredite se quiser. Curioso, não é?!
Onde começou essa história?
Tudo começou nos anos 70 antes da Revolução Islâmica. O técnico do time de futebol da cidade gostou tanto do desempenho do Brasil na Copa do Mundo de Futebol de 1970 que decidiu adotar o uniforme e as estratégias de jogo do Brasil. O povo incorporou plenamente essa ideia e agora diz que é do Brasil.
Eles ainda vão te dar razões geológicas pelas quais Abadan é brasileiro. Segundo eles, “durante a Pangeia, Abadan estava no Brasil, mas quando os continentes começaram a se separar, Abadan foi parar no Irã”.
Hoje, é normal encontrar lojas de kebab chamadas “Rivaldo” ou “Ronaldo”, por exemplo. Além disso, alguns lugares colocam dois relógios acima de suas lojas, um mostrando a hora iraniana e outro mostrando a hora brasileira. E os torcedores do time cantam no jogo: “Abadan Berzilete“, que significa “Abadan é igual ao Brasil“!
Abadan está localizado no canto sudoeste do Irã. Encontra-se na ilha de Abadan, delimitada a oeste pela hidrovia Arvand e a leste pela saída de Bahmanshir do rio Karun, perto da fronteira Irã-Iraque a uma distância de 140 km. de Ahvaz, a fronteira provincial.
A menção mais antiga da ilha de Abadan, se não do próprio porto, é encontrada em obras do geógrafo Marciano, que dá o nome de “Apphadana”. Anteriormente, o geógrafo clássico Ptolomeu observa “Aphana” como uma ilha na foz do Tigre (que é onde está localizada a moderna Ilha de Abadan). Uma etimologia para este nome é apresentada por B. Farahvashi como sendo derivada da palavra persa “ab” (água) e a raiz “pā” (guarda, vigia), portanto “estação da guarda costeira”).
Fonte: Monday Feelings
Agora que você conhece Abadan, a cidade brasileira no Irã, Confira os nossos pacotes de viagem!