Baku, um guia da cidade

Baku, um guia da cidade

Antigo e novo em Baku.

Baku, uma joia escondida e capital do Azerbaijão, é aparentemente uma bela mistura do Oriente e do Ocidente em toda a sua glória arquitetônica. Situada de forma atraente na costa do Cáspio, Baku é moderna e chique, mas tem aquela magia medieval entrelaçada. A parte antiga da cidade é repleta de edifícios históricos, mesquitas e edifícios históricos, enquanto o outro lado é gravado com arquitetura deslumbrante, edifícios futuristas e um toque de luxo. Como é a maior cidade do Azerbaijão, atrai turistas com suas características metropolitanas e rurais que são surpreendentes e fascinantes. Baku tem um pouco da Europa, um pouco da Ásia e, claro, do Oriente Médio, tornando-se um enorme centro cultural que ainda não foi descoberto, mas uma moda crescente entre todos os viajantes.

Localização:

O Azerbaijão é delimitado pelo Mar Cáspio e faz fronteira com a Rússia, Turquia, Armênia, Geórgia e Irã.

O que esperar:

Quando pisar em Baku, ele imediatamente te teletransporta para a Turquia e a Rússia, sendo uma ótima mistura de ambos, mas com seu próprio charme. Com uma ótima vibração, toneladas de bares de sheesha, restaurantes locais incríveis, uma cidade velha misteriosa e edifícios futuristas, este destino é um paraíso para os turistas. Com um charme do velho mundo, mas uma vibração moderna, Baku oferece o melhor dos dois: luxo e simplicidade.

Dentre as coisas que você pode esperar, estão: Arquitetura maravilhosa, edifícios altos e divertidos, uma avenida moderna com os mais belos tons de verde e azul, lojas de luxo, compras de luxo, uma multidão mista, carros antigos e plataformas de petróleo ao redor. Tudo isso faz fronteira com Icheri Seher, a cidade velha, o coração da cidade que é uma vila medieval com muros de tijolos, ruas de paralelepípedos, lojas de tapetes, pequenas barracas de souvenirs, mercados escondidos e moradores azeris sorridentes. Ambos os lados de Baku se misturam perfeitamente com muitos toques soviéticos.

Principais atrações:

Cidade Antiga ou Old Town:

Deixe-se perder pelas ruelas e aproveite para admirar cada uma das construções existentes ali. Se a fome apertar, não deixe de experimentar o Plov, um arroz envolto massa folhada, misturado com castanhas, damasco e carne de cordeiro e, de sobremesa, peça Pakhlava, um doce feito de nozes típico do país.

Old Baku.

Entre as atrações imperdíveis estão subir ao topo da Maiden Tower, que é uma torre medieval que apresenta uma linda vista da cidade e visitar o Shirvanshah’s Palace, construído no século XV quando a capital do país foi transferida para Baku e, atualmente, considerado Patrimônio Mundial da Unesco.

No complexo, há o edifício principal do palácio, a mesquita Shah Mosque e o cemitério Shirvanshah’s Burial Vault, onde estão os túmulos da família Shirvanshah. Próximo dali está o Museu dos Livros em Miniatura. Inaugurado em 23 de Abril de 2002, o museu conta com 4,7 mil livros em miniatura de 64 países. Os menores livros são três mini livros de 2×2 mm, publicados no Japão.

Cidade Baixa:

Consideradas não apenas um símbolo da cidade, como também um orgulho nacional, as Flame Towers, que abrigam hotéis e escritórios, foram inauguradas em 2012 e tiveram como inspiração as chamas de gás natural.

Flame Towers.

À noite, as três torres em formato de chama transformam-se em gigantescos displays de LED que iluminam a paisagem. Situado na orla e inaugurado em 2014 está o Museu do Tapete ou Carpet Museum, com seu formato de tapete enrolado. Outro local que também merece a visita e que possui formas sinuosas é o Centro Cultural Heydar Aliyev, nome do ex-presidente do país e cujo formato da edificação foi baseada em sua assinatura. Ali dá para conhecer mais sobre a história, a sociedade e a cultura do Azerbaijão.

Não deixe de visitar a Nizami Street, principalmente à noite, pois além de muito movimentada, possui uma iluminação lindíssima, com inúmeras lojas e restaurantes. Também vale o passeio à noite para conhecer as diversas fontes da cidade que, com formatos diferenciados e muito bem iluminadas fazem parte do cartão de visita da cidade.

E o que dizer das estações de metrô com nomes quase impronunciáveis para nós, brasileiros, mas cada uma com uma arquitetura diferente, que chama a atenção pela beleza e limpeza. Para quem não abre mão de umas boas compras, vale a visita ao Mercado de Baku. É um lugar onde é possível comprar desde souvenires até itens para casa, inclusive cristais e, o que é melhor, a preços excelentes.

Recomendações de restaurantes em Baku:

O Azerbaijão está lindamente situado entre o Oriente Médio e a Europa, portanto, isso também se reflete em sua culinária. Espere muita carne com vegetais frescos, romãs, queijo, pão e toneladas de pontos de sheesha. Embora encontrar comida vegetariana possa ser complicado, pode ser administrado em alguns restaurantes, se a pessoa não for muito exigente.

Algumas dicas:

1) Sirvanshah Museum Restaurant – Reserve uma mesa com antecedência para o jantar e assista às apresentações de dança ao vivo (confira os horários das danças e depois reserve).

2) Chinar: Se você ama comida asiática e está procurando algo chique, então este é o seu lugar. Eles também servem sheesha!

3) Chayki: Um ótimo lugar para almoçar na avenida.

4) Dolma: Uma visita obrigatória quando estiver em Baku. O ambiente subterrâneo deles é tão hipnotizante.

5) Firuze: São famosos pela comida de inspiração turca otomana como o Dolma.

6) Sumac: Recomendamos muito este lugar para uma fantástica experiência gastronômica local. Experimentem o bolo de mel. Reserve uma mesa com antecedência.

7) Sehrli Tendir: Um dos lugares favoritos na Cidade Velha. Vá lá para o café da manhã e peça os ovos com tomate, pão quente, labneh, queijo e salada.

8) Cay bagi 145: Um ótimo lugar na Cidade Velha com paredes de tijolos e uma vibe medieval. Bom para chá e sheesha.

Outros bons lugares são: Nakhchivan, Mugham Club e Sahil Bar and Grill.

Os moradores locais amam a hora do chá e levam isso muito a sério. Certifique-se de ter uma boa experiência de chá onde eles servem um conjunto de chá com geleias, chocolates, nozes, doces locais e chá local. A geleia deles é feita de uma fruta e você deve manter um pedaço dela na boca e depois bebericar o chá para não achá-lo amargo. Uma experiência por si só! A maioria dos lugares serve o conjunto, aproveite com um pouco de sheesha.

Pratos locais para experimentar:

Comida típica azeri.

1. Pilaf/ Plov: Arroz com carne, frutas secas, damascos, especiarias, ervas

2. Dolma: Folhas de uva recheadas com carne e vegetais

3. Qutab: Paratha local com recheio de carne/queijo/verduras

4. Kebabs

5. Dushbara: Bolinhos de carne em caldo

6. Pakhlava: Sobremesa

7. Saj: Carne e vegetais em uma panela de cobre

8. Café da manhã azeri: Pão tandoor com queijo, geleias, mel, manteiga

9. Chá com geleia: Os moradores preferem seu chá com geleia de fruta

Vida noturna:

Se você está procurando uma boa casa noturna, então o Pacifico é o seu lugar. Ela fica lotada somente depois das 2 da manhã e vai até altas horas da madrugada. Não deixe também de visitar a Nizami Street, a rua mais badalada à noite com sua linda iluminação, lojas e restaurantes aos montes.

Nizami Street.

Para mais dicas e informações, entre em contato pelo WhatsApp: (11) 93335-1717 ou e-mail: queroviajar@libanotour.com.br

CNPJ / CADASTUR: 28.454.563/0001-79
São Paulo - SP - Brasil

Fale com a gente

×