Rituais natalinos pelo mundo 

O Natal é uma época mágica, cheia de tradições e encanto, mas nem todos os lugares do mundo celebram esta data da mesma maneira. Desde rituais seculares até costumes modernos, cada país possui sua própria forma de experienciar esta época tão especial.

Você já se perguntou como é essa celebração em outros lugares do mundo? 

Neste artigo, mostramos como são realizadas as comemorações de Natal em diferentes países e suas tradições natalinas.

México:

Durante nove noites seguidas antes do Natal, os mexicanos fazem as “posadas”, procissões que relembram a jornada de Maria e José até Belém de Nazaré. Todas as noites o ritual termina com uma festa em que as crianças quebram pinhatas recheadas de doces.

Outra celebração típica são as chamadas pastorelas, encenações teatrais que reproduzem passagens da Bíblia referentes ao nascimento de Jesus.

Filipinas:

Na noite de 24 de dezembro, um casal fantasiado de Maria e José bate na porta das casas a caminho da igreja. A tradição é chamada de Panunuluyan. 

O casal que encarna os pais de Jesus caminha ao lado de crianças até o local que representa o nascimento do menino. Após a missa, as famílias se reúnem para a ceia.

Noruega:

Para alguns noruegueses, as novas tradições cristãs são misturadas às antigas tradições pagãs. Uma delas é esconder todas as vassouras antes de ir para a cama na véspera de Natal – dizem que os espíritos malignos que aparecerem na noite de 24 de dezembro vão roubar qualquer vassoura que virem voar.  

O cardápio da comemoração normalmente tem ribbe (costeletas de porco), pinnekjøtt (costeletas de cordeiro) e, em algumas regiões, bacalhau. Um outro costume norueguês é servir de sobremesa “riskrem”, um arroz doce resfriado com molho de frutas vermelhas. As famílias colocam uma única amêndoa branca dentro do arroz-doce. Encontrá-la é sinal de boa sorte.

República Tcheca:

A grande festa é na véspera de Natal, onde é servido um banquete tradicional, que inclui carpa com salada de batatas.

Existem também várias superstições de adivinhação associadas ao feriado, especialmente para mulheres solteiras. As moças que esperam amor ficam de costas para a porta e jogam um sapato por cima do ombro. Se o sapato cair apontando para a porta, a jovem pode esperar um pedido de casamento no ano seguinte.

Rússia:

O Feliz Natal, na Rússia, só acontece em janeiro! Assim como outros países com forte presença de cristãos ortodoxos, os russos celebram a data no dia 7 do primeiro mês do ano. Isso acontece porque esses países seguem o calendário juliano, criado em 45 a.C., em vez do calendário gregoriano, instituído pelo papa católico Gregório 13 em 1582.

Síria:

Para os sírios, não há Papai Noel com suas renas descendo pelas chaminés para distribuir presentes. Em vez disso, é um camelo de Natal que tem essa honra festiva específica.

De acordo com a tradição local, os camelos carregaram os três reis magos para Belém e, ao ver os animais exaustos chegarem, o menino Jesus os abençoou com a vida eterna.

Nos milênios desde então, o camelo assumiu o papel de São Nicolau de garantir que crianças bem-comportadas recebam seus presentes.

Para recebê-lo, as crianças enchem os sapatos com feno e colocam tigelas de água na véspera de Natal. Distribuir miniaturas de camelos como um presente também é tradição. 


Aprender sobre novas culturas é uma experiência que vai muito além do simples conhecimento. Abre a mente para diferentes perspectivas, costumes e formas de viver. Quando mergulhamos em tradições de outros povos, adquirimos um senso de empatia e compreensão, que são essenciais para navegar em um mundo cada vez mais globalizado. Isso se aplica de maneira especial em relação ao Natal pelo mundo, uma celebração que assume várias formas, de acordo com as crenças, histórias e influências culturais de cada país.

CNPJ / CADASTUR: 28.454.563/0001-79
São Paulo - SP - Brasil

Fale com a gente

×