Excursão Itália Joias da Puglia

Excursão - Joias da Puglia

13/06/2025 a 26/06/2025

A Puglia está localizada na região conhecida como o “salto da bota” da Itália.

O destino abriga cidades que conservam as suas tradições de forma genuína. O povo hospitaleiro dá as boas-vindas aos visitantes em Bari e Brindisi, as maiores cidades da região, enquanto vilarejos medievais convidam a passeios inesquecíveis. A beleza fascinante das praias banhadas pelos mares Jônico e Adriático, a rica cultura das cidades históricas, a saborosa gastronomia e amabilidade do povo local são apenas alguns fatores que contribuem para tornar uma visita à Puglia uma viagem memorável.

Descubra tudo no pacote Excursão Itália Jóias da Puglia da Líbano Tour!

1º Dia, 13/06, Sex – São Paulo – Bari

Apresentação no aeroporto Internacional de Guarulhos para embarque com destino a Bari, com conexão.

2º Dia, 14/06, Sab – Bari – Matera (66km)

Chegada, recepção no aeroporto e traslado ao hotel. Hospedagem.

Restante do dia livre.

3º Dia, 15/06, Dom – Matera

Café da manhã no hotel. Manhã livre. À tarde conheça os bastidores do filme de espionagem de James Bond “No Time to Die” em uma excursão a pé guiada. Aprenda todos os detalhes sobre o processo de filmagem enquanto explora os becos sinuosos de Matera. Durante 1 hora e meia passearemos pelo centro antigo dessa cidade do sul da Itália. Lá teremos uma bela panorâmica dos ‘sassi’, as famosas casas de pedra de Matera. Declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, essas residências escavadas na rocha são os primeiros assentamentos humanos na Itália. Você vai se encantar! Hospedagem.

4º Dia, 16/06, Seg – Matera – Altamura – Gravinia – Matera (60km)

Café da manhã no hotel. Hoje visitaremos Altamura e Gravinia. Você sabe qual dessas duas cidades é conhecida como a Leonesa de Puglia? Vamos descobrir!

Altamura é famosa pelo seu patrimônio e o seu pão com Denominação de Origem Protegida. Quando chegarmos lá, começaremos o tour na Porta Bari, uma das entradas ao centro histórico de Altamura. De aqui, caminharemos até à Catedral, que data do século XIII, e faremos uma parada para contemplar as decorações esculpidas no seu belo portal e a torre do relógio, um elemento gótico que foi adicionado ao templo em 1858. Continuaremos passeando pelas ruas de Altamura até aos Claustros, autênticos símbolos da cidade. Se trata de pátios de forma quadrada que conservam a sua planta original. Visitaremos alguns deles, como o Claustro Giudecca, o Claustro Tradimento ou o Claustro dei Mori. Em seguida, entraremos no Museu Nacional Arqueológico de Altamura, onde veremos o célebre Homem de Altamura, um esqueleto fóssil de Homo neaderthalensis encontrado em umas grutas das proximidades. Mas antes de entrar no museu, faremos uma degustação do pão DOP feito no forno a lenha. Você vai adorar! Depois da visita, lhe daremos tempo livre para comer e, de tarde, iremos a Gravina, com todo seu charme, Gravina é o tipo de cidade que encanta. Grande parte da cidade se estende às margens de uma ravina com mais de 100m de profundidade e, com seus “desenhos de pedra”, a cidade oferece aos turistas panoramas verdadeiramente incríveis! Você sabia que foi erguida sobre uma ribanceira de quase 100 metros? No nosso passeio, veremos a Catedral da Assunção e a Cripta de São Miguel, escavada na rocha, e cruzaremos a ponte da Madonna della Stella. Regresso a Matera. Hospedagem.

5º Dia, 17/06, Ter – Matera – Ostuni – Lecce (177km)

Café da manhã no hotel. Saída para Ostuni, jóia da arquitetura mais conhecida como “a cidade branca” por suas muralhas brancas e arquitetura típica toda em branco. Você quer saber o motivo das casas dessa cidade terem sido pintadas com cal? É o momento de descobrir!

Durante o tour, caminharemos pelo centro histórico de Ostuni e faremos várias paradas em diferentes mirantes que oferecem vistas privilegiadas do vale de Itria e seus extensos campos de cultivo de oliveiras. Enquanto passeamos, veremos os exteriores de edifícios de grande valor histórico, como a igreja de São Francisco de Assis. Voltaremos ao século XIV para lhe contar as origens desse templo e falaremos sobre a profunda reforma pela que passou depois de um violento terremoto no ano de 1743. A rota a pé vai nos levar para contemplar a fachada a Prefeitura e da co-catedral da Ascensão de Santa Maria, localizada na parte mais alta da chamada Cidade Branca. Vamos lhe contar diversas curiosidades desses lugares enquanto você tira centenas de fotos. Você vai querer saber mais e mais! Depois de uma hora e meia de percurso, finalizaremos a visita guiada por Ostuni. Prosseguimento para Lecce. Hospedagem.

6º Dia, 18/06, Qua – Lecce

Café da manhã no hotel. Visita à cidade chamada “Florença do Sul” e conhecida pela sua famosa arte e arquitetura barroca revelada entre finais do século XVI e primeira metade do século XVII. Você pode admirar a rica e bela decoração da igreja de S. Oronzo, da Basílica da Santa Cruz e do Palácio Celestini. Na esquina de S. Oronzo podemos admirar o anfiteatro romano do século II de a coluna de S. Oronzo, com 29 metros de altura e uma estátua do santo no topo. Almoço livre (não incluído). Tarde livre. Hospedagem.

7º Dia, 19/06, Qui – Lecce – Otranto – Grotta della Poesia, Faraglione de San Andrea, Torre del ‘Orso (98km)

Café da manhã no hotel. Iniciaremos uma rota ao longo da costa dos mares Adriático e Jônico. Esperam por nós desfiladeiros, pequenas baías e praias de águas cristalinas. A primeira parada do percurso será em Otranto, um dos povoados mais bonitos de Salento. Você vai descobrir o motivo!

Otranto é cheio de história e cada canto demonstra a passagem de diferentes civilizações, incluídos os romanos, os otomanos e os aragoneses. Lá, lhe daremos tempo livre para visitar a catedral, a igreja de San Pietro, de estilo bizantino, o Castelo, os Baluartes Pelasgi e as muralhas que rodeavam a cidade. Num dos trechos mais encantadores da costa Adriátrica e do Salento, na província de Lecce, e que faz parte das três Marinas da Comuna de Melendugno encontra-se a Grotte della Poesia, Torre Sant’Andrea e Torre dell’Orso.

Mas vamos falar neste texto da “Grotte della Poesia”, localizada em uma área balneária chamada Roca Vecchia e que fica entre San Foca e Torre dell’Orso. É classificada como uma das 10 piscinas naturais mais bonitas do mundo sendo meta preferida de mergulhadores e turistas. Água maravilhosa e cristalina de cor verde esmeralda com sua arquitetura de pedras ao redor. Regresso a Lecce. Hospedagem.

8º Dia, 20/06, Sex – Lecce – Gallipoli – Lecce (82km)

Café da manhã no hotel. Visitaremos hoje Gallipoli. O que fazer em Gallipoli. A bela cidade de Gallipoli (Kalé Polis, bela-cidade em grego) é um dos destinos mais procurados do verão italiano pelas lindas praias e pela diversão. Na Província de Lecce, a história de Gallipoli tem, aproximadamente, 2500 anos. A Pérola do Jônico foi fundada pelos gregos e seu centro histórico se localiza em uma pequena ilha cercada por uma muralha ligada à cidade nova por uma ponte do século VII feita de pedra com sete arcos. No Porto Antigo, antes de entrar no antigo núcleo da cidade, a Fontana Grega é uma das mais antigas em uso na Itália. Logo atrás o Santuario di Santa Maria del Canneto e a Cappella di Santa Cristina, a protetora da cidade e dos pescadores. Todavia, do outro lado da ponte, o Castello Angioino é a primeira atração do centro histórico. Embora construído na época romana, o castelo foi ampliado e modificado por bizantinos, normandos, angevinos e aragoneses até virar uma fortaleza medieval. Hoje o castelo é sede de eventos culturais. A torre Rivellino que defende a porta principal do castelo, no verão, funciona como cinema ao ar livre. O fosso do castelo abriga o tradicional mercado do peixe. A Via Antonietta de Pace divide o centro históricos ao meio. No ponto mais alto do centro, entre edifícios históricos e lojinhas de souvenires, se destaca a fachada em estilo barroco salentino da Basilica di Sant’Agata. Um outro exemplo de arte barroca é a Catedral di San Francesco d’Assisi. O porto de Gallipoli foi muito importante, principalmente, pelo comércio europeu de azeite para lampiões produzido pelos muitos moinhos subterrâneos da cidade. Hoje existem 35 moinhos, por exemplo o Frantoio Ipogeo di Palazzo Granafei, o moinho mais famoso, em frente ao Museo Civico. Regresso a Lecce. Hospedagem.

9º Dia, 21/06, Sab – Lecce – Monopoli – Bari (154 km)

Café da manhã no hotel. Saída para Bari. No caminho faremos uma visita a Monopoli, conhecida como a cidade dos 100 bairros, Monopoli é uma cidade italiana que fica na região da Puglia, na província de Bari. Localizada a 40 km a sudeste de Bari, Monopoli é aquela cidade que reúne tudo o que esperamos de uma vila na Itália. Praias paradisíacas, vilarejos charmosos, enseadas, paisagens de tirar o fôlego e uma deliciosa culinária. Além disso, a cidade é ótima para servir de base para explorar outras cidades da região. Continuação para Bari e hospedagem.

10º Dia, 22/06, Dom – Bari – Alberobello – Poligano a Mare – Bari (121 km)

Café da manhã no hotel. Hoje vamos conhecer Alberobello. Iniciaremos a nossa visita guiada privada por essa cidade da Puglia, onde conheceremos uma das atrações mais famosas do sul da Itália, os Trulli. Primeiramente, caminharemos até um mirante panorâmico para desfrutar de um ponto elevado as impressionantes vistas dos bairros de Alberobello ou, como dizem os locais, os dois Rioni. Depois de nos encantar com a paisagem que os telhados cônicos dos Trulli formam, continuaremos o nosso passeio para visitar o bairro de Monti, onde a sua igreja em forma de trulli se destaca. Saída para Polignano A Mare. Parada para almoço (não incluído). faremos um passeio de barco privativo (capacidade para 10 pessoas se necessário faremos em 2 barcos). Começaremos este passeio de barco privado por Polignano a Mare no porto de Calaponte Marina, de onde zarparemos na hora escolhida. Depois de sermos recebidos pelo capitão, iniciaremos a travessia pelo mar Adriático em uma embarcação com capacidade máxima para 10 passageiros. Navegaremos pela costa de Pogliano a Mare enquanto você contempla do convés do barco as numerosas calas e grutas marinhas dessa bela cidade da Puglia. Primeiramente, contornaremos o litoral de Lido Cala Paura e, além disso, passaremos em frente à antiga Via Trajano. Neste lugar se encontra o trampolim de onde pulam ao mar os participantes no campeonato de saltadores. Também navegaremos em frente ao emblemático baluarte de Santo Stefano. Se o tempo estiver bom, faremos uma parada, na metade da travessia, em uma pitoresca cala da zona para que você possa dar um refrescante mergulho em suas águas cristalinas. Depois, continuaremos o passeio contornando o ilhéu de San Paolo. De lá, seguiremos até o limite com Monopoli para contemplar as belas paisagens de Cala Portalga e da Grotta dei Colombi. Regresso a Bari. Hospedagem.

11º Dia, 23/06, Seg – Bari

Café da manhã no hotel. Manhã livre para desfrutar o hotel. Na parte da tarde passearemos pelas ruas do centro histórico de Bari para conhecer a Basílica de San Nicola e, em especial, a sua cripta. Ademais, passaremos pela Catedral de San Sabino para ver um dos melhores exemplos da arquitetura românica. Chegaremos à parte mais moderna de Bari, considerada a zona francesa pelo estilo dos seus edifícios. Lá, encontraremos os teatros e as boutiques mais luxuosas. Regresso ao hotel. Hospedagem.

12º Dia, 24/06, Ter – Bari – Castel del Monte – Trani – Molfetta – Bari (143 km)

Café da manhã no hotel. Saída para Castel del Monte para visitar a fortaleza, sem dúvida um dos edifícios mais populares da época do imperador Frederico II. Construído por volta de 1240, Castel del Monte tornou-se a sede permanente da corte de Frederick Hohenstaufen, soberano do Reino da Sicília aos três anos de idade. O monarca foi chamado de “Stupor Mundi” por sua vasta e completa cultura, e deixou em seu castelo a marca do mistério que cercava sua figura. Continuação até Trani para visitar a Catedral sobre o mar. Almoço livre (não incluído). À tarde faremos uma parada na desconhecida, mas charmosa Molfetta antes de retornar a Bari. Hospedagem.

13º Dia, 25/06, Qua – Bari –Locorotondo – Bari – (138 km)

Café da manhã no hotel. Saída para Locorotondo, uma cidade no topo de uma colina considerada como tendo as melhores vistas do Vale de Itria e Murgia. A cidade montanhosa de Locorotondo é um oásis branco em meio ao cenário verdejante. As construções caiadas são cercadas por uma zona rural repleta de campos e vinhedos que produzem o vinho que dá fama à região. Experimente alguns desses vinhos, teremos uma parada para degustação. Explore o ambiente encantador e admire a arte sacra nas igrejas da cidade. Regresso a Bari. Hospedagem.

14º Dia, 26/06, Qui – Bari – São Paulo

Café da manhã e hospedagem até às 12h. Traslado ao aeroporto.

Fim dos nossos serviços.

SERVIÇOS INCLUSOS NO PACOTE EXCURSÃO ITÁLIA JÓIAS DA PUGLIA:

✓ Traslados aeroporto/hotel de Bari para Matera

✓ Traslado hotel / aeroporto Bari

✓ Hospedagem nos hotéis indicados ou similares

✓ 3 noites em Matera

✓ 4 noites em Lecce

✓ 4 noites em Bari

✓ Regime de café da manhã buffet

✓ Transporte em MINIBUS disponível de acordo com o programa indicado. Inclui

transporte de 1 mala por pessoa

✓ Atenção: por lei, o motorista não pode dirigir mais de 8 horas diárias durante o dia,

portanto não estará à disposição dos clientes para eventuais passeios noturnos ou

jantares em restaurantes locais.

✓ Atenção: o motorista pode mudar durante a viagem (=nem sempre é o mesmo

motorista)

✓ Guia acompanhante que fala espanhol durante todo o passeio

✓ Atenção: o guia pode mudar durante a viagem (=nem sempre é o mesmo guia)

✓ Estacionamento obrigatório

✓ Guias locais de língua espanhola para visitar os seguintes monumentos/sítios (os

clientes encontram o guia local no local/sítio):

✓ Matera (máx. 02 horas – das 14h30 às 18h30)

✓ Lecce (máx. 03 horas – das 8h30 às 12h30 ou das 14h30 às 18h30)

✓ Bilhetes de entrada para:

✓ MATERA: 2 igrejas em cavernas

✓ BARI: Castelo de Bari

✓ Degustação de vinhos e produtos típicos em Locorotondo

✓ Cruzeiro privativo em Polignano a Mare de 1h30

Não incluído:

✓ Passagem aérea Internacional

✓ Despesas com documentação.

✓ Cartão de assistência

✓ Taxas locais hoteleiras

✓ Gorjetas guia

✓ Extras de caráter pessoal: lavanderia, telefonemas, bebidas, gorjetas e tudo que não

estiver mencionado como incluído no roteiro.

✓ Todos os demais serviços que não estejam expressamente mencionados como

incluídos.

HOTEIS PREVISTOS:

  • Matera: Corte San Pietro 4*
  • Lecce: Grand Hotel de Lecce
  • Bari: J.R Hotel Oriente 4*

REQUISITOS PARA BRASILEIROS:

✓ Passaporte brasileiro com validade mínima de 6 meses

✓ Passageiros de outras nacionalidades (não brasileiro) devem verificar documentação ao

consulado do seu país.

INVESTIMENTO:

QUARTO DUPLO – Valor por pessoa – € 5.500

SUPLEMENTO SINGLE – € 930

Condições de pagamento:

2.000 € de entrada e o saldo em até 5 vezes no cartão.

A vista 5% de desconto.

PARTE AÉREA:

Os voos de ida e volta, bem como seus valores e reservas, podem ser consultados através dos nossos canais digitais durante sua adesão ao pacote. 

 

 

FAÇA SUA ADESÃO: JOIAS DA PUGLIA





    CNPJ / CADASTUR: 28.454.563/0001-79
    São Paulo - SP - Brasil

    Fale com a gente

    ×